CENTRO ETHIOPANAFRICANO
PLANO DE ACÇÃO SETEMBRO 2022 A SETEMBRO 2025
O CENTRO ETHIOPANAFRICANO (CEP)
O centro Ethiopanafricano é um espaço Cultural, Artístico e Social de Intervenção Panafricana que vai apresentar a filosofia fundamental da Fundação Deug 27.
Ela representa a última etapa de toda a nossa evolução até chegar aqui na Ethiopia, onde vamos completar 5 anos de existência para o ano 2023, e neste ano corrente 12 anos desde Cabo Verde.
É um espaço de Pesquisa e Acção Panafricana. Este centro não é apenas uma teoria da Unidade Africana, mas sim a sua própria Prática, com efeito visível na melhoria de vida dos seus povos, nas duras condições de luta, na elevação da consciência moral, espiritual dos membros engajados de forma: local, nacional, continental e internacional.
A sua criação tem como principal objectivo numa primeira fase permitir a EXPANÇÃO dos polos da Fundação para os 4 países Africanos onde a organização tem profundas ligações e agentes de trabalho disponiveis: Ethiopia, Sudão de Sul, Senegal e Cabo Verde.
Estamos a preparar fortemente para gerir a comunicação, informação e formação para os referidos polos a partir de Setembro 2022 até 2024.
Finalmente podemos definir este centro como uma base da União dos povos Africanos a partir da Ethiopia, a principal vocação da criação desta Fundação.
Este centro é o espaço de concentração geral de pesquisas, debates, encontros e visões sobre a melhor estratêgia a adoptar considerando o contexto geopolítico e local para difundir esta “rede dos 4” para todos os países Africanos até os finais do do ano 2025 a partir da Ethiopia.
Esperamos assim que todos se sintam convidados para esta nobre visão, missão e objectivos do centro que são os mesmos da Fundação, e que nos ajudem a concretizar esta visão que será um bem não só para a Africa mas sim para toda a humanidade.
AS PRINCIPAIS BASES SUSTENTÁVEIS DO CEP E AS FORMAS DA SUA GERÊNCIA
1. A CORTE COSTURA
A Corte costura é uma área que estamos a desenvolver cada dia mais, desde concretamente 2016 no centro Finca Pé em Lém-Ferreira (2016), Cabo Verde e Dakar depois de 27 março de 2018.
Agora estamos numa fase final de consolidação da Marca e de ofertas formativas com um projecto financiado pela cooperação Austríaca de Desesenvolvimento aqui na Ethiopia que vai até ao Setembro 2022, com a formação de 8 pessoas sobretudo mulheres de Sudão de Sul e Ethiopianas.
Com este suporte material e formativa vamos aumentar a nossa capacidade em termos de equipamentos de 3 máquinas para 6, e a nossa capacidade de produção de 5 para 8 pessoas.
1.1 OFERTAS FORMATIVAS
As ofertas formativas são pacotes de serviços formativos que podemos apresentar para organizações públicas e privadas interessadas em apoio socio-comunitário e apoio a intergração Juvenil.
Estes pacotes podem ajudar a progressão desta área até atingir o seu objectivo máximo que basicamente é a QUALIDADE tanto na produção como na Prestação deste tipo de serviço.
1.2 . VENDAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS
As produções de qualidade como referimos acima são excelentes formas de rendimento desta área.
Diferentes modelos dos produtoso e outras inovações e criações, juntos com uma boa promoção tem já dado uma entrada finaceira significativa no nosso projecto ao longo destes 4 anos.
Pouco a pouco estamos a ter os nossos clientes locais e internacionais.
1.3 . PROPOSTAS DE PRODUÇÃO PARA EMPRESAS E A SOCIEDADE CIVIL
Podemos começar a apresentar propostas de trabalhos nos bares, hoteis e restaurantes os nossos serviços nesta área, como também associações ou clubes. Os trabalhos podem ser por exemplo: sacos de promoção, toalhas de mesas, cortinas, roupas de trabalhos e acessórios etc.
1.4 . FEIRAS
Atravês de feiras no exterior ou no próprio centro podemos promover a venda ou troca dos nossos produtos ou serviços.
1.5 EXPORTAÇÃO INTERNACIONAL
Devemos focalizar em pessoas que nos representam no estrangeiro no caso dos EUA e em França, onde temos dois membros da Organização, cada um com as suas respectivas formas de venda.
O primeiro é artista com uma loja colectiva e o segundo pode vender no seu próprio espaço de trabalho.
Com estes 5 pontos juntos interligados com os factores de QUALIDADE, CRIATIVIDADE E RIGOR acreditamos que os serviços prestados podem ser uma excelente forma de sustentabilidade.
2. A MÚSICA
A música pode ser um grande atractivo cultural e finaceiro na nossa Fundação. Não só pela formação oficial da Banda que vai exprimir a nossa visão mas também pela realização de eventos musicais em casa e a pedido de terceiros.
Tal como a área da corte costura a experiência da actividade musical já vêem do ano 2012 no projecto Simenti e na Associação Pilorinhu em Cabo Verde, tanto na área de Formação musical como também em estudios de gravação e realização de eventos.
A nossa grande oportunidade deste momento na área é que temos um formador disponivel, que é também Fundador da Organização, e com uma vasta experiência de cerca de mais 40 anos, é artista reconhecido nacionalmente na Ethiopia e Internacionalmente, o Ras Kwantseb.
2.1 OFERTA DE FORMAÇÃO
Tal como explicamos na costura podemos começar a propor formação individual ou colectivo tendo em consideração os materiais que dispomos como guitarras e equipamentos de Sound Sistem de relativa facilidade de transporte.
2.2 PROMOÇÃO DE EVENTOS NO CENTRO
Podemos mensalmente promover pequenos eventos musicais no centro, convidando artistas e aproveitar para realizar feiras.
Nestes eventos podemos vender alimentação natural como complemento da base económica.
2.3 PROMOÇÃO DE EVENTOS NA ADDISABABA
Podemos solicitar realização de eventos nos bares e nos restaurantes e com outras instituições utilizando os nossos equipamentos de som.
2.4 GRAVAÇÃO DE MÚSICAS E VIDEOS
Para uma maior promoção dos serviços podemos começar a gravar musicas e videos e divulga-las nas redes sociais. Não são actividades de entrada finaceira directas, mas são actividades de Marketing e de mobilização criação de novas parcerias e contactos.
3. ALOJAMENTO
Trata-se de residências artísticas que não tem uma vocação directa para fundos mas para partilha e formações e também para a produção da arte em geral.
Um quarto deve ser disponibilizado para este fim, como não temos muito espaço. Os residentes membros podem flexibilizar a sua estadia no centro conforme as demandas.
3.1 ARTISTAS PLÁSTICOS
Um dos quartos pode servir de forma flexivel alojar artistas em várias áreas como a de pintura, fazendo quadros ou esculturas que poderiam ser vendidos nas exposições em galerias promovidas no próprio centro.
3.2 ARTISTAS FORMADORES
Artistas para formação em áreas especificas que temos mais necessidades para a sustentabilidade tal como a costura, moda, desenho, música mas também em outras áreas da Fundação podem tambem residir de forma temporária no centro.
4. GALARIA DE ARTE
A Ethiopia, Addis Ababa é basicamente um pulmão vivo de jovens artistas que nem sempre tem uma oportunidade para expor os seus trabalhos.
O espaço vai ser utilizado para apresentação dos trabalhos dos artistas que especificamente desenvolvem uma filosofia Panafricana e Social. Toda a casa vai ser utilizado entre o espaço exterior e interior para esta finalidade.
4.1 Apresentação das Obras Panafricanas
Os artistas que acreditam no movimento EthioPanafricano são convidados a trabalharem obras de arte colectiva sobre expressões panafricanistas, figuras principais da libertação Africana, e o apresentarem para dia especial destes mártires da luta Panafricana e Internacional.
5. VISITA A COMUNIDADE
Para que o nosso trabalho se desenvolva é preciso não só que a comunidade sinta envolvida mas também que está a ser divulgada.
Em Addis Ababa é raro uma comunidade como a Bela que tem muitas montanhas e árvores, para além de história de resistência Panafricana e Internacional. O nosso bairro participou com soldados para o Congo e a Correia do Norte durante os periodos trágicos destes países nos anos 1950/60.
Portanto, é um sector de trabalho tanto de embelezamento da comunidade como também o deenvolvimento económico da mesma..
Para cumprir este objectivo devemos trabalhar activamente na recolha de dados sobre a comunidade começando um trabalho cooperativo com os agentes culturais e artistico da comunidade.
5.1 OS ARTISTAS PINTAM A COMUNIDADE
Os artistas são convidados a participar e embelezar a comunidade, e ao mesmo tempo par activarem as suas redes de contacto.
6. TRANSPORTE DO CENTRO
Como temos um carro podemos ver como é que esta poderia ser uma entrada finaceira para a organização, cooperando uns com os outros nas nossas redes associativas.
Outra opção seria, localizar uma pessoa que estaria interessada a alugar o carro junto com o nosso condutor PROFISSIONAL que é membro sempre disponivel na organização.
7. FAMILIAS EM CASA
Pode ser que durantes os fins de semana ou nos feriados as familias querem que os seus filhos aprendam sobre a Africa.
Entretanto eles podem ter esta opção, onde são os próprios membros os jovens e as nossas crianças que vão encarregar-se desta missão.
Visualização nos mapas os países, aprender através dos jogos e as músicas são entre as várias formas de aprendizagem que vamos disponibilzar as familias.
8. CONFERÊNCIAS
O espaço poderia ser utilizado para apresentação de livros, conferências e debates, apresentação de documentários e das obras de arte panafricanas.
Portanto, paulatinamente vamos criar condições apropriada dentro do espaço para a comunidade
9. OBSERVATÓRIO DIGITAL
Para que o centro cumpre todos estes objectivos é importante que tenhamos um espaço de Observatório Digital. Trata-se de um departamento especificamente para a comunicação, digitalização e formação e pesquisa a distância ou em presença.
Neste espaço podemos prestar serviços em várias áreas: digitalização, formação, papelaria geral:fotocópia, encadernação etc.
10 . CONCLUSÕES GERAIS E ACONCELHAMENTOS
1. O Espaço precisa ser decorrado com imagens dos revolucionários fotografias e mensagens;
2. O espaço deverá ser decorado artisticamente;
3. O espaço deve ganhar uma dimenção de muita limpeza e cuidado de segurança;
4. O Espaço verde deve ser privilegiado;
5. Os entradas e as residências devem ser controladas cautelosamente;
6. Evitar aglumerações;
7. Divisão de responsabilidades;
8. O espaço deve ter um centro multimêdia de funcionamento;
10. CONCLUSÕES GERAIS E ACONCELHAMENTOS
1. O Espaço precisa ser decorrado com imagens dos revolucionários fotografias e mensagens;
2. O espaço deverá ser decorado artisticamente;
3. O espaço deve ganhar uma dimenção de muita limpeza e cuidado de segurança;
4. O Espaço Verde deve ser privilegiado;
5. Os entradas e as residências devem ser controladas cautelosamente para evitar aglumerações e problemas com a vizinhança;
6. Evitar barulhos ;
7. Divisão de responsabilidades técnica;
8. O espaço deve ter um centro multimêdia de funcionamento;
9. Uniformização
10. Não tolerar roubo ou danificação de material
11. CUSTOS GERAIS PREVISTOS :
Total : 60.000 br mensal, 1165.27 Us Dollar
1. Despesas de renda 20,000
2. Salário 20,000 (Para 4 pessoas)
3. Alimentação 10,000
4. Outros 10. 000 (Eletricidade, água, espaço)
Agora que já comprendeste a nossa visão podes nos ajudar
1. Com 10 dolares podes ajudar na alimentação diária do espaço para 12 elementos da fundação
2. Com 120 dolar o salário mensal do nosso costureiro profissional
3. Com 90 dolares o nosso Condutor e assistente geral de manutenção do espaço
4. Com 90 dolares podes ajudar a pagar o salário da nossa contabilista
5. Com 10 dolares podes ajudar nas despesas de água
6. Com 20 dolares podes ajudar nas despesas de eletricidade
7. Com 150 dolares podemos pagar o nosso músico profissional
Faça a sua parte
Tel: +251940713249/09 40 85 15 54 9 85 Email:deugdeug27@gmail.com
Facebook: deug 27/ YOUTUBE DEUG 27 FOUNDATION
Visit and Suport us, Bela 18, Eritreia St
www.deug27foundation.et
CBE 1000445624113 / SWITF : CBETETAA
DEUG 27 FOUNDATION
CENTRO ETHIOPANAFRICANO PLANO DE ACÇÃO SETEMBRO 2022 A SETEMBRO 2025
by RAS MUNDA DEUG27
-
0