Este é uma série de artigos que vou escrevendo enquadrado neste tema: História de Resistências do Império Salomónico da Ethiópia, a partir de vivências práticas, combinadas com diferentes leituras e observações sobre esta Nação face ao Colonialismo até aos dias de hoje.
A Fundação Deug 27, iniciada num processo deste 2010 em Cabo Verde e oficializada por mim na Ethiópia em 2021, com o principal objectivo de UNificação da Africa, atravês do espírito da partilha da verdade e dos conhecimentos obtidos durante o processo de fortificação da fundação.
A Escola Panafricana com a sua sede aqui na capital Adisa Ababa vai ser a concretização deste objectivo final.
Entre a 1ª e 2ª Guerra Mundial na Europa, a África já era não só praticamente dominada pelos Impérios Europeus, como também os seus próprios homens - de ancestrais escravizados - foram desta vez tornados em carne para bola de canhão, outra vez sem qualquer indeminizações.
O Fascismo pode ser considerado fruto amaldiçoado da doutrina Eurocêntrica, ornamentada com o espírito de superioridade da Raça Branca, pensa-se que provada em todas as victórias nas guerras contra os bravos impérios Africanos, excepto da Ethiópia.
A crença na existência de um Deus Branco comandou e destinou a liquidação do homen negro. A Ethiopia por sua vez não aceitou as fôrmulas mágicas do cristianismo centrado na ROMA, pagando com o sacrificio do seu próprio Povo Africano.
Ela resistiu deste a ocupação das Ilhas de Cabo Verde, Senegal, Ghana, Mali etc de todas as tentativas, com o único grande objectivo: preservar uma cultura ancestral e espiritual.
Fascismo fez sofrer toda uma geração tanto na Europa como na África. Trata-se de uma ideologia de concentração e investimento económico explorado na Africa no poder bélico e militar nas mãos de uma Elite Autocrata.
Nomes como Hithler, Salazar, Mussolini, mas também não podemos esquecer do Leopoldo II da Bélgica que antecedeu estes senhores do eixo do Mal do mundo.
Estes senhores renvendicaram e sonharam dominar não só a Europa e o mundo mas também a Ethiópia. As suas ideias influenciaram muitos líderes Africanos a seguir o seus modelos.
A Itália teve o triste destino, de enquanto representante oficial da Igreja Católica Romana desafiar a tentativa de colonizar o último império que restava conquistar depois de 500 anos.
No dia 21 de Maio de 1936 o Marshal Rodolfo Graciani conhecido como “Hiena da Libya” entrou a capital de Addis Ababa a mando de Mussolini com suporte de Hitler para dar inicio a história trágica do inicio e do fim do fasismo e abrir as portas ao NEOCOLONIALISMO, e a segunda queda lenta do Mito da Europa Invencível
Obviamente era de esperar dos Ethiopianos os seguintes principios: RESISTÊNCIA, DETERMINAÇÃO E FÉ NA JUSTIÇA DIVINA.
9 meses depois, no dia que se comemora Santo Mikael, o general dos Cêus, aquele que deu Sansão poderes para sozinho derrotar 1000 homens apenas com uma queixada de um animal, 19 de fevereiro de 1937, o facismo foi violentamente atacado fora da sua casa isto é na Africa, em plena capital da Nova Flôr.
Este acontecimento na vez de levar a desistência da Italia do projecto da conquista da Africa do Este, ela desesperadamente foi testar a máquina do terrorismo fascista: em apenas 3 dias 3 mil pessoas foram assassinados barbaramente pelas tropas Italianas, um total Caos na cidade.
Relatório pós ocupação da nação, relataram que 60 mil pessoas foram assassinados .
Esta reação de violência e um atentado contra os Direitos Humanos Universais e Divino, que nunca foi tema história Universal acadêmica, passou a ser por sua vez uma arma de certeza na victória 05 anos depois isto é 05 de Maio de 1941.
Estes acontecimentos abriram portas para um novo mundo: Revolução Africana contra o Colonialsimo e a emergência dos movimentos anti-colonialista em toda a Africa e América.
Resultado Final a Fundação da União Africana em 1963 lança as sementes de uma nova Africa.
Hoje a nossa Fundação desafia a renvendicação dsisteos acontecimentos na Ethiópia como base para o presente e o Futuro muito em breve da Unidade do Povo Africana para a reposição da verdade universal: PAZ e JUSTIÇA PARA O POVO AFRICANO
História de Resistências do Império Salomónico da Ethiópia: O primeiro grande golpe de Espada no Tornezelo do Fascismo : Yekatit 12
by RAS MUNDA DEUG27
-
0